Adega Edicao 193

ADEGA traz-lhe o melhor do apaixonante e sofisticado mundo do vinho. Matérias completas com imagens deslumbrantes dos grandes vinhos, regiões produtoras, vinícolas, entrevistas, viagens, dicas de harmonização e centenas de avaliações independentes de vinhos para todos os gostos, bolsos e ocasiões. Leia e comprove porque ADEGA é a maior revista de vinhos em Português.

País:
Brazil
Idioma:
Portuguese
Editor:
Inner Publishing Net LLC
Periodicidad:
Monthly
ESPECIAL: Get 40% OFF with code: START40
US$ 2,99
US$ 19,99
12 Números

en este número

2 min.
no vinho, as verdades

O CONHECIMENTO DO VINHO É um vasto oceano e somos tentados a simplificar as coisas para compreendê-lo. O mercado americano impulsionou os varietais em um desses processos de simplificação. Por seu lado, enólogos de todo o mundo entraram na onda de seguir estilos consagrados para atender ao consumidor. Felizmente, algumas regiões e produtores nunca se renderam a esta simplificação e uma quantidade cada vez maior está colocando, inclusive, o terroir à frente da casta na elaboração dos seus vinhos. Produtores da Borgonha perguntados se seu vinho é um Pinot Noir, costumam responder que não, que é um Borgonha. Essa mensagem hoje se espalha entre os grandes nomes do mundo, na França, na Argentina e além. O que se quer é que o consumidor compreenda o vinho como um fruto do seu…

adega2111_article_004_01_01
1 min.
cartas

Vai de Vinho @vai_de_vinho #mulherevinho #vinhopaixao #vinhopaixaopravidatoda #adegaplanejada #adegadevinhos #revistaadega #enólogo Vinhos pelo Mundo @vinhospelomundo Encontro com personalidades do universo do vinho na ProWine - A maior feira de vinhos e destilados da América Latina. Transamérica Expo Center - São Paulo. #revistaadega Newton Sucupira @newtonsucupira Guia muito interessante dos vinhos de Portugal. Recomendo! #revistaadega Cláudia G. Oliveira @claudiaenoamigos ProWine SP 2021. A principal Feira de Vinhos e Destilados, para profissionais, abriu as portas de 5 a 7/ out, no Transamérica Expo Center. Destaco que o evento aconteceu com todo o cuidado e medidas protocolares absolutamente salutares para o momento atual. Tudo conforme as medidas do plano de segurança do governo São Paulo. #revistaadega Ricardo Bruno @ricardo.bruno.winelife Noite agradável com entradas e um spagueti a carbonara clássico romano. #revistaadega Sato @satots5 ES91 RP93+ AD93. #revistaadega Ricardo Monteiro @wineloverbynature Porque nem só em arte e em joias se investe... Há vinhos que…

adega2111_article_008_01_03
2 min.
tem conserto?

ABRIU A GARRAFA E O VINHO estava estragado... Mas estragado como? Que tipo de “estrago”? Você sabe dizer se está mesmo diante de um defeito ou apenas de algo que não lhe agrada o paladar por alguma razão específica? Pois, se um vinho está mesmo com problema (veja box de como reconhecer os principais defeitos), lamentamos informar, mas, na maioria das vezes, não há o que fazer. Vale apontar que uma das principais fontes de “estrago” do vinho é o armazenamento inadequado. Se a garrafa ficou sob influência da luz, do calor, da alternância brusca de temperaturas, de trepidação etc., os impactos na bebida tendem a ser severos e ampliados quanto mais o tempo passa. Ou seja, guardar por anos aquela garrafa especial em um lugar sem temperatura baixa constante e…

adega2111_article_010_01_01
13 min.
pioneiros e imortais

URVILLE, SEDE DA Champagne Drappier, está mais perto de Dijon do que de Reims. Esta pequena vila faz parte do departamento de Aube, que não costuma ser dos mais celebrados na região. A proximidade com a Borgonha certamente é uma das razões para que a Drappier, fundada em 1808, tenha a Pinot Noir como a casta principal de suas cuvées. Mas a influência da variedade, apesar de importante, definitivamente não é o principal diferencial dessa casa que está chegando à sua oitava geração pertencente à mesma família. Hoje é Michel Drappier quem está por trás da uma empresa tradicional e ao mesmo tempo extremamente inovadora em Champagne. Pode-se dizer que ele e seu pai, André – de 95 anos e que ainda participa do dia a dia da vinícola –, são…

adega2111_article_014_01_01
1 min.
investimento em vinho vai bem

No mais recente relatório de “Índice de Investimento de Luxo” da consultoria Knight Frank, o vinho fino aparece superando outros itens colecionáveis como relógios, carros, joias e arte. O “índice de vinhos ícones” aumentou 13% em valor nos 12 meses até o final de junho de 2021. Os relógios ficaram logo atrás, crescendo 5%, seguidos pelos carros, com 4%. Embora o relatório de Knight Frank não cite rótulos específicos, ele fornece evidências do crescente interesse em vinhos com grau de investimento, apoiando dados de outros setores. “O vinho está indo muito bem”, disse Nick Martin, CEO da Wine Owners Exchange, que compilou o índice de vinhos finos para a Knight Frank. Mas, segundo ele, “não há sinais de exuberância”. Ele disse que a Wine Owners notou o interesse dos compradores em safras…

adega2111_article_022_01_01
2 min.
novidades em la place

No dia 21 de setembro, as safras de 2012 e 1996 da cuvée Clos des Goisses da casa Philipponnat se tornaram os primeiros Champagnes a serem vendidos através da La Place de Bordeaux. Neste primeiro lançamento, as quantidades foram pequenas e apenas quatro négociants foram selecionados para uma alocação. Segundo a empresa, as alocações são poucas neste momento para não interromper o relacionamento de longa data com os distribuidores até então existentes. Os dois espumantes escolhidos para este lançamento são da excepcional safra de 2012 de Clos des Goisses e ainda o raro LV (long vieillissement) da safra 1996. “O objetivo de venda em La Place é ampliar a distribuição global e conseguir uma alocação ainda mais precisa dos vinhos para os amantes de Champagne, para restaurantes e para o setor…

adega2111_article_024_01_01