DÉCOUVRIRBIBLIOTHÈQUE
Cuisine et Vin
Prazeres da Mesa

Prazeres da Mesa

Edicao 206

Prazeres da Mesa materializa o que há de mais significativo e transformador na gastronomia, inspirando quem busca da simples receita à haute cuisine, com informações que proporcionam bem-estar e momentos únicos.

Pays:
Brazil
Langue:
Portuguese
Éditeur:
Prazeres da Mesa-Sociedade Simples
Fréquence:
Monthly
Lire plus
J'ACHÈTE CE NUMÉRO
3,60 €(TVA Incluse)
JE M'ABONNE
36,15 €(TVA Incluse)
12 Numéros

dans ce numéro

6 min.
be ira interior, osvinhos damontanha

ALTITUDE, PARA QUE SERVE? Os vinhos da Beira Interior sao fortemente influenciados pela altitude. Rodeadas de serras (Estrela, Gardunha, Malcata e Marofa se rao as principais), as vinhas estao plantadas em zonas planalticas ou de encosta, entre os 350 e os 750 metros de altitude, fazendo desta a mais alta regiao vinfcola de Portugal. Mas que interferencia tem esse fator na qualidade e perfil dos vinhos? Numa explica~ao simples, na latitude europeia, com a altitude, a atmosfera torna-se menos den sa e a pressao atmosferica baixa, pelo que a reten~ao do calor dos raios so lares e menos eficaz. lsso significa que, por cada 100 metros que subimos acima do nfvel do mar, a temperatura desce cerca de 0,65° C. Colocado de forma pratica, numa mesma area e no mesmo dia…

2 min.
com a força

rcastilho@prazeresdamesa.com.br Se você quer continuar sendo um vencedor, fique do lado dos bons, honestos, criativos e, claro, trabalhadores. Mais do que nunca, foi o que fizemos nesta edição. A começar por nossa estrela da capa, o francês Emmanuel Bassoleil, um dos chefs mais competentes do Brasil, com domínio de técnica invejável, rigoroso e exigente ao extremo, carismático e dono de um coração enorme. Contamos a trajetória do chef no Brasil, suas receitas e planos para o futuro, de preferência com os filhos, com quem ele pretende montar uma casa. Bassoleil é daqueles profissionais raros, que cozinham para duas ou para 200 pessoas com o mesmo rigor e fazem salgados e doces de alto nível, coisa rara de se ver. Já que o assunto é França, conferimos também a volta da família Troisgros…

2 min.
#meucomentárionapdm

Feliz com a volta da minha coluna de gastronomia, agora na @prazeresdamesa, onde compartilho experiências, novidades e delícias, não só da Espanha, mas pelo mundo. Obrigada pela confiança. @patschmidtcakes MESA BRASÍLIA Quem é da área sabe que todos os anos, em agosto, acontece o Mesa Ao Vivo Brasília. Neste ano não foi diferente. O evento, totalmente digital, reuniu diversos chefs da cidade. @anajacques BRASA NA MESA Registros do último domingo na live do #BrasaNaMesa @prazeresdamesa no @distrito.sp Muito obrigado, chef @marcoslivi pelo convite, foi incrível poder compartilhar um pouco da minha experiência e aprender mais com você e com tantos outros chefs incríveis. @cesarscolari Superando ainda o que foi essa edição do #BrasaNaMesaDigital aqui no Distrito. Um final de semana completo sobre churrasco de A a Z, só com feras. E para encerrar o domingo de Brasa, o…

2 min.
portugal, descubra um mundo de maravilhas

O primeiro Festival Vinhos de Portugal no Brasil sera realizado entre 23 de outubro e 1° de novembro, sen do promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS - Associa<;:ao Brasileira de Supermercados. A iniciativa vai atingir as lojas associadas da Abras e, durante o periodo do festival, terao incentivos para ampliarem a oferta de vinhos portugueses. Focado no segmento var ejista, setor que vive urn momenta promissor devido ao aumento do consumo de vinhos em casa, o Festival Vinhos de Portugal conta com a participa<;:ao de estabelecimentos de 18 estados. Entre os locais confirmados estao as principais redes de supermercados, como Carrefour (160 lojas), Pao de A<;:ucar (316 lojas), Wall Mart - BIG (15 lojas), Cencosud (220 lojas), Supermercados BH (202 lojas), Irmaos Muffato (61lojas), Zona Sui (44 lojas),…

1 min.
couvert/pernil que conforta

Veja a foto e imagine um pãozinho francês crocante e recheado com esse pernil, molhadinho, muito bem temperado, com direito a uma boa dose de destilado no molho. Ficou com água na boca, certo? Pois os moradores de São Paulo podem saciar-se à vontade pedindo o kit sanduíche do Magah Gastronomia. Criado em 2013, por Magali Emilio, uma ex-executiva que, como muitos, trocou a profissão pelo talento nato para cozinhar. “Em meio às tendências gastronômicas, a comida afetiva é indiscutível e implacável, quando falamos de amor e boas memórias”, diz Magali. “E é exatamente isso o que procuro fazer em minha cozinha.” Tudo começou com a união de um bistrô e uma loja de roupas na Rua Oscar Freire, em Pinheiros, para atender a demanda das clientes, no final da tarde,…

4 min.
o home office e o mercado da alimentação

Com a pandemia, o home office se tornou obrigatório no Brasil. Trabalhar em casa foi a única solução para grande parte. Claro, que sem a necessidade do deslocamento até os escritórios, as regiões com grandes centros empresariais estão sofrendo muito com a mudança, em específico os restaurantes por quilo. Operação genuinamente brasileira, é um dos maiores números de registros de empresas no país. Em contrapartida, é um segmento da gastronomia que pouco evoluiu durante os anos, a gestão da operação, que muitas vezes é replicada de maneira errônea, trouxe à tona a sensibilidade do setor por não acompanhar as mudanças e a evolução do mercado. Um dos grandes impasses dos empresários do setor começa em conseguir modernizar a própria cozinha, que, em grande parte, é precária e com equipamentos ultrapassados. Um…