ONTDEKKENBIBLIOTHEEK
Eten & Wijn
Prazeres da Mesa

Prazeres da Mesa

Edicao 206

Prazeres da Mesa materializa o que há de mais significativo e transformador na gastronomia, inspirando quem busca da simples receita à haute cuisine, com informações que proporcionam bem-estar e momentos únicos.

Land:
Brazil
Taal:
Portuguese
Uitgever:
Prazeres da Mesa-Sociedade Simples
Verschijningsfrequentie:
Monthly
Meer lezen
SPECIAAL: THIS MONTH'S TOP PICKS!
EDITIE KOPEN
€ 3,60(Incl. btw)
ABONNEREN
€ 36,15(Incl. btw)
12 Edities

in deze editie

3 min.
terra madre brasil 2020

Adaptar-se é preciso, e falar sobre agricultura familiar e camponesa, biodiversidade e cultura alimentar brasileira é pauta urgente. São esses os principais temas de discussão da 3ª edição do Terra Madre Brasil (TMB), que terá formato on-line e reunirá diversos atores do mosaico da rede Slow Food, como agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, queijeiros, meliponicultores, quilombolas, indígenas, povos e comunidades tradicionais, ativistas, jornalistas, cozinheiras e cozinheiros. “Antes da pandemia, a rede Slow Food Brasil e as organizações parceiras do evento já estavam mobilizadas aguardando essa oportunidade de debate e troca, divulgação de projetos e fortalecimento de alianças. Dessa forma, podemos seguir com força e novo fôlego em 2021”, afirma Valentina Bianco, coordenadora de parcerias institucionais da associação. O TMB, que conta com a correalização do Governo do Estado da Bahia, por meio…

6 min.
jamón espanhol decifrado

O jamón está arraigado nas mesas de toda a Espanha e, de maneira simples, descuidando a anatomia, sua definição seria: perna do porco curada com sal e tempo. Elaborar uma boa peça leva cinco anos de dedicação, desde o cuidado com os porcos para que cresçam fortes e sadios, passando pela conservação especial para que se vão curando, curtindo lentamente e acabem em um corte preciso. A iguaria nasceu da necessidade de conservação, em uma época sem geladeiras, quando depois da matança, geralmente nas serras (daí o apelido “serrano”) durante a estação mais fria do ano, para lograr uma maior durabilidade do produto. De onde, dependendo da parte do animal, saiam também distintos embutidos feitos com diferentes macerações e temperos, como o chorizo, o salsichão ou o lombo. Mas, para que…

1 min.
churrasco de a a z

Nos dias 26 e 27 de setembro, o restaurante Distrito Urbano (que mudará de nome para Capitão Rodrigo), comandado pelo chef Marcos Livi, em São Paulo, foi palco da transmissão que contou com grandes nomes do churrasco. Da defumação à desossa, passando pelos melhores cortes e segredos para um bom churrasco, não faltaram bons temas nas aulas que ainda tiveram ícones comandando as grelhas, como: Luiz Fiori (Churrascada e restaurante Serena Steak, em Goiânia, GO); Roberto Barcellos (BBQ Secrets, Confraria da Carne Botucatu, Confraria do Fogo Botucatu e Bastidores da Carne, de Botucatu, São Paulo, SP); Flavio Saldanha (Açougue DeBetti, São Paulo, SP); Paula Labaki (Catering Lena Labaki e cursos); Alder Lopes (The Real Butcher, Rei das Carnes e Açougue Santo Antonio); Elder Reis (The Real Butcher e Açougue Santo…

5 min.
churrasco perfeito

O chef e churrasqueiro Luiz Fiori foi o responsável pela abertura do Brasa na Mesa on-line. Especialista em carnes e churrasco, ele participa do evento de Prazeres da Mesa desde 2018 e não poderia deixar de estar presente nesse novo formato de aula. “Estou muito honrado de poder abrir esse evento. Mexo com carne há 15 anos, mantive dois restaurantes em Goiânia e, antes disso, eu ficava no extremo noroeste de Goiás, tocando gado, cuidando de fazenda, então dedico minha vida à carne há mais de 20 anos”, afirma. Nos Estados Unidos, especializou-se em churrasco de baixa temperatura e defumação, o barbecue, e durante o Brasa na Mesa deu o passo a passo para um churrasco perfeito. “Quando pensamos em um churrasco, precisamos definir se vai ser um barbecue, uma carne…

6 min.
eles enriquecem a mesa

EISENBAHN Fundada em 2002 na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, a Eisenbahn é uma das cervejarias especiais mais premiadas do Brasil. Em seu portfólio há rótulos para todos os gostos, desde os mais leves, como Pilsen – que, inclusive, segue a Lei da Pureza Alemã, até os mais complexos, como a American IPA, a Dunkel e a Weizenbier, deliciosa cerveja de trigo, cremosa e com notas de banana e cravo. Como churrasco e cerveja combinam muito bem, no Brasa na Mesa Digital, a Eisenbahn sugeriu alguns de seus rótulos para acompanhar bons assados. eisenbahn.com.br ÁGUA PLATINA Da mesma maneira que selecionamos os melhores ingredientes para compor as nossas receitas, por que não escolher uma água de qualidade? Referência nacional no segmento, a Água Platina é perfeita para acompanhar um vinho ou complementar…

5 min.
artesãos da carne

Não é mais segredo para ninguém que o sucesso de um bom churrasco depende de insumos de qualidade e, claro, de algumas técnicas no comando da grelha. Mas o que pouca gente lembra é que, além de acertar nos temperos e no ponto de cada corte de carne, uma desossa benfeita é etapa essencial. É a profissão de açougueiro, portanto, que merece ser tão valorizada quanto a de um assador. É ele que, com muita precisão, sabe valorizar a produção no campo e o produto para o consumidor final. “Como diz o lendário Dario Cecchini, temos de honrar a morte do animal”, afirma Alder Lopes, proprietário do Rei das Carnes e capitão da seleção brasileira do World Butchers’ Challenge, considerado a Copa do Mundo dos açougueiros. “Fomos o primeiro time da América…