TUTKIKIRJASTO
searchclose
shopping_cart_outlined
exit_to_app
TUTKIKIRJASTO
searchclose
shopping_cart_outlined
exit_to_app
category_outlined / Tiede
National Geographic Magazine  PortugalNational Geographic Magazine  Portugal

National Geographic Magazine Portugal

Febrero 2019

National Geographic Magazine é uma revista única no seu género. Mais de 100 anos a publicar as explorações e descobrimentos dos seus cientístas, exploradores e fotógrafos. Mais de 100 anos mantendo-se fiel ao seu compromisso de velar pelos bens culturais, históricos, antropológicos e naturais do nosso planeta.

Maa:
Portugal
Kieli:
Portuguese
Julkaisija:
RBA REVISTAS PORTUGAL
Read Morekeyboard_arrow_down
OSTA IRTONUMERO
2,72 €(Incl. VAT)
TILAA
21,66 €(Incl. VAT)
12 Numerot

TÄSSÄ NUMEROSSA

access_time2 min.
luzes e sombras da tecnologia

17 DE OUTUBRO DE 1989, 17H04. Eu era editora no jornal “San Jose Mercury News”. As placas tectónicas deslocaram-se sob as montanhas de Santa Cruz, no Norte da Califórnia, e o solo começou a tremer. Quando o terramoto finalmente parou, dezenas de pessoas tinham perdido a vida. Algumas áreas nas proximidades da baía de São Francisco demoraram uma década a recuperar por completo.Ao mesmo tempo, outras forças agitavam Silicon Valley, embora muitos de nós não nos tivéssemos apercebido disso. A indústria da informação estava a ser radicalmente transformada por tecnologias que ganhavam vida à nossa volta, uma reviravolta ainda em curso e que produz enormes implicações. Devido ao custo elevado das casas em Silicon Valley, muitas pessoas optam agora por viver em autocaravanas, aqui alinhadas ao longo de…

access_time1 min.
como alimentamos o futuro

Parte 1Sob este salar na Bolívia, encontra-se uma das maiores jazidas mundiais de lítio, elemento essencial para alimentar telemóveis, carros eléctricos e outros inventos tecnológicos. Tudo isto inspira grandes sonhos… e grandes preocupações. ■…

access_time23 min.
a febre do ouro branco

Lagoas de evaporação escavadas no salar de Uyuni criam um mosaico colorido na fábrica--piloto de Llipi. A fábrica começou a produzir carbonato de lítio em 2013. A salmoura rica em lítio é bombeada para as lagoas à superfície a partir de profundidades máximas de 20 metros. Um dia, a fábrica terá duzentas destas lagoas. Numa fábrica de Bruxelas, na Bélgica, um operário examina a bateria de iões de lítio que fornecerá energia ao Audi e-tron, um carro eléctrico. A bateria arrefecida através de um líquido especial para o efeito é composta por módulos separados, integrados no piso do automóvel. As vendas crescentes de veículos eléctricos desencadearam um aumento significativo na extracção de lítio. Numa manhã de sábado, em La Paz, Álvaro García Linera, vice-presidente da Bolívia, acolhe-me num salão…

access_time3 min.
a todo o vapor

ONDE EXISTE E PARA ONDE VAI Calcula-se que as jazidas de lítio em todo o mundo se elevem a 53 milhões de toneladas. A Austrália lidera actualmente a sua extracção, mas a América do Sul é o continente com maior volume deste valioso recurso. Recursos de lítio Volume estimado em cada país, medido em milhões de toneladas de teor de lítio. Exportações de carbonato O lítio é frequentemente refinado para se transformar nesta matéria-prima As exportações são apresentadas em milhares de toneladas em 2017. Produção mineira Quantidade de lítio extraída em 2017. Cada quadrado corresponde a mil toneladas. Os EUA importam lítio para fabricar muitos produtos, mas não são um extractor importante deste recurso. A Austrália exporta sobretudo concentrados minerais ricos em lítio. A Bolívia possui um…

access_time18 min.
silicon valley amadurece lentamente

No parque de estacionamento, vêem-se automóveis Tesla a competirem por um lugar nas 12 estações de carregamento eléctrico. Uma multidão composta maioritariamente por homens reúne-se no salão de entrada do Computer History Museum. Alguns cumprimentam-se com breves abraços. “Como está o meu investimento?”, grita um deles para o outro lado da sala. Um sino toca e o espaço torna-se subitamente uma igreja. A multidão ruidosa entra rapidamente no auditório e cala-se. As portas fecham-se. O Dia das Demonstrações está prestes a começar.Nos dois dias seguintes, empreendedores de 132 novas empresas startup farão apresentações de dois minutos bem ensaiadas sobre a maneira como vão mudar o mundo. Segundo parece, há inúmeras maneiras de o fazer. Sensores instalados nos tectos dos quartos dos lares de terceira idade. Veículos aéreos não tripulados…

access_time1 min.
a marcha de uma revolução

43% DO CAPITAL DE RISCO NORTE-AMERICANO INVESTIDO NA INTERNET VAI PARA SILICON VALLEY 50 MIL MILHÕES DE DISPOSITIVOS ESTARÃO LIGADOS À INTERNET ATÉ 2020 DO ANALÓGICO A O WIRELESSSinais eléctricos de uns e zeros deslocam-se cada vez mais depressa ao longo de redes em expansão. DOS TRANSÍSTORES AOS SMARTPHONESDesde os computadores que ocupavam salas inteiras aos smartphones que cabem no bolso, a tecnologia está mais pequena e mais potente. DE PROFESSORES A PROGRAMADORESDe académicos como Frederick Terman (o primeiro a incentivar estudantes a criar empresas de equipamentos electrónicos) aos actuais directores-gerais, os líderes de Silicon Valley têm trabalhado em rede. DO DINHEIRO MILITAR AO CAPITAL DE RISCOO investimento na tecnologia começou a chegar depois de empresas de equipamentos electrónicos ganharem contratos militares em 1943. MANUEL CANALES. PATRICIA HEALY. ARTE:…

help