Nautica e Aviazione
AERO Magazine

AERO Magazine Edicao 311

AERO Magazine é a revista mais lida por proprietários de aeronaves e pilotos do Brasil, e traz todos os meses os lançamentos e novidades do mercado, orientações para a compra e manutenção de aeronaves, avaliação de aeroportos e da infra-estrutura aeroportuária, artigos técnicos, reportagens históricas e coberturas especiais das principais feiras do mundo. Leia e comprove porque AERO Magazine é a líder em aviação no Brasil.

Paese:
Brazil
Lingua:
Portuguese
Editore:
Inner Publishing Net LLC
Frequenza:
Monthly
Leggi di più
COMPRA NUMERO
2,63 €(VAT inclusa)
ABBONATI
17,58 €(VAT inclusa)
12 Numeri

in questo numero

1 minuti
uma edição que entra para a história

Existem momentos na vida em que nos tornamos testemunhas da História. Foi assim na queda do muro de Berlim em 1989, nos atentados terroristas em 2001 e no colapso do sistema financeiro em 2008, para citar os episódios mais recentes. Neste início de 2020, tivemos mais uma vez essa oportunidade com a decretação da pandemia da covid-19, uma síndrome respiratória grave causada por um novo tipo de coronoavírus. A aviação sofreu um forte impacto diante de fronteiras fechadas e voos cancelados, no mundo inteiro. Uma situação inédita que colocou o transporte aéreo em quarentena. Nesta edição especial, dedicamos praticamente todas as páginas a relatos do que aconteceu nas últimas semanas, tentando dimensionar o impacto desta crise no mercado aeronáutico, ainda que muitos desdobramentos ainda estejam por se revelar. Convidamos especialistas de diferentes…

1 minuti
eventos remarcados

A paralisação de voos e a proibição de aglomerações mundo afora mexeu com o cronograma dos grandes eventos aeronáuticos. Os principais encontros, convenções e feiras sofreram alterações, incluindo cancelamentos e adiamentos. Resumimos aqui as mudanças: SUN ‘N FUN (Flórida, EUA) – edição remarcada para 13 a 18 de abril de 2021 AERO FRIEDRICHSHAFEN (Alemanha) – evento cancelado, com data já definida para o ano que vem: de 14 a 17 de abril FIDAE (Santiago, Chile) – cancelada edição de 2020, que ocorreria entre março e abril FARNBOROUGH INTERNATIONAL AIRSHOW (Inglaterra) – feira bienal prevista para julho cancelada LABACE (São Paulo) – evento postergado de agosto para data indefinida* AIR VENTURE (Oshkosh, EUA) – edição de 2020 adiada de julho para data a ser definida* NBAA-BACE (Flórida, EUA) – convenção mantida* para a data de 6 a 8…

8 minuti
covid-19

PARALISAÇÃO TEMPORÁRIA As medidas de contenção impostas pelo alastramento da covid-19 afetaram a indústria aeroespacial. A Airbus, por exemplo, interrompeu temporariamente todas as suas atividades de produção e montagem na França e na Espanha durante quatro dias para elaborar e aplicar medidas rigorosas de higiene, limpeza e distanciamento entre os seus funcionários. O mesmo aconteceu em fevereiro, em sua linha de montagem em Tianjin, na China. TERMINAL FECHADO O maior aeroporto da América do Sul suspendeu temporariamente as atividades de um de seus três terminais. Diante da queda no número de voos, a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, interrompeu embarques e desembarques no Terminal 1. A GRU Airport também confirmou o fechamento dos serviços oferecidos no terminal, incluindo restaurantes e o traslado entre terminais, assim…

3 minuti
as grandes crises da aviação

A epidemia da covid-19 está causando uma redução sem precedentes no tráfego aéreo de passageiros em todo o mundo. Não apenas pela quantidade de voos cancelados e aeronaves tiradas de serviço, mas, também, pela dificuldade em fazer estimativas sobre o período de suspensão e os impactos futuros. Mas a aviação comercial já enfrentou outras crises duras no passado, das quais saiu fortalecida. Relacionamos aqui algumas delas. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) No final da década de 1930, o transporte regular de passageiros por aviões estava começando a se consolidar quando foi profundamente impactado pelo início das hostilidades na Europa e no Oriente – o que levou à supressão de diversas rotas domésticas e internacionais. Como os países entraram aos poucos na guerra, o impacto não foi tão brusco e a aviação militar logo…

3 minuti
aviação em quarentena o mundo não estava preparado para uma pandemia

Oano de 2020 certamente ficará na história como o mais impactante marco político, econômico e social desde a Segunda Guerra Mundial. A pandemia provocada por um vírus até então desconhecido impôs ao planeta uma paralisação compulsória das atividades não essenciais e grande parte da população simplesmente se recolheu ao isolamento doméstico, com medo de um colapso dos sistemas de saúde e a consequente perda de centenas de milhares de vidas. A covid-19 inaugura uma era. Ao eclodir justamente na virada da segunda para a terceira década do século 21, a doença promete deixar reflexos profundos na forma como as relações humanas se moldarão neste terceiro milênio, marcado até aqui pela consolidação de uma gigantesca revolução digital. Num piscar de olhos, a rede mundial de transportes aéreos – um dos maiores orgulhos da…

8 minuti
pelo ar

Um vírus nada mais é que um pequeno software. Sozinho, não tem vida, é incapaz de se multiplicar, como acontece com bactérias e fungos. A maioria absoluta deles tem “vida” curta fora do hospedeiro enquanto inúmeras bactérias sobrevivem meses, anos e até séculos sem um organismo que as acolha. É grande o número de cientistas que não considera um vírus sequer um ser vivo. Ele é um “comando”, um código genético (RNA ou DNA), para fazer cópias de si próprio – e nada mais. Uma célula tem todo um aparato para produzir proteínas cuja receita está no seu próprio DNA. Cada célula tem dezenas de organelas, pequenos órgãos que obedecem ao comando do DNA que está no núcleo. De modo bem simplificado, assim como uma célula do pâncreas produz insulina, outras…