Negocios y Finanzas
Harvard Business Review Brasil

Harvard Business Review Brasil Abril 2019

É a edição brasileira da mais importante revista de economia, gestão e négocios do mundo. Fundada há 91 anos, permanece na liderança das idéias revolucionárias que movem corporações em todo o mundo

País:
Brazil
Idioma:
Portuguese
Editor:
RFM EDITORES Ltda
Leer Más
SUSCRIBIRSE
USD97.56
12 Números

en este número

1 min.
eficiência de escala pode ser um mito

Todo aluno de primeiro ano de ciências contábeis aprende esta lição: à medida que as vendas da empresa crescem, seus custos por unidade devem decrescer, uma vez que custos fixos e operacionais se espalham por um grande número de unidades — fenômeno conhecido como eficiências de escala. Incontáveis planos de negócio baseiam-se nessa hipótese e no corolário de que a margem de lucro aumentará conforme aumentarem as vendas. Mas seriam essas hipóteses ficção das ciências contábeis? Novo estudo sugere que é esse o caso. Pesquisadores examinaram quatro amplos conjuntos de informações — para descobrir como variam a relação custo/venda e as margens de lucro à medida que as empresas crescem. Descobriram que custos e lucros aumentam em proporção próxima à do aumento das vendas, sem a ligeira melhora prevista pelas teorias…

2 min.
as pessoas confiam no julgamento dos algoritmos

Mesmo que hoje as empresas recorram cada vez mais a big data para tomar suas decisões, elas frequentemente pressupõem que os indivíduos não farão o mesmo — que as pessoas são receosas em relação aos algoritmos e desejam que conselhos gerados por máquinas tenham um toque humano. Nova pesquisa questionou a sabedoria popular segundo a qual as pessoas não confiam nos algoritmos — e descobriu que ela está amplamente equivocada. Em uma série de seis estudos, foi pedido a 1.260 participantes online que fizessem uma previsão a respeito de tópicos que variavam desde a classificação de músicas de sucesso até a compatibilidade entre usuários de aplicativos de encontros. Eles receberam conselhos sobre os quais lhes foi dito terem sido fornecidos ou por uma pessoa ou por um algoritmo, e tiveram a…

1 min.
seguidores tornam-se grandes líderes

É um conselho comum: se você quer ser um líder deve agir como um — exibir domínio e demonstrar que você se destaca em relação a seus colegas. Mas novo estudo indica que, embora tal conduta normalmente o conduza a uma posição de liderança, ela pode também prejudicar sua capacidade de liderar. Pesquisadores acompanharam 218 recrutas da Infantaria Real envolvidos em um programa de treinamento que terminou com dois recrutas e seus comandantes votando naquele que apresentara a maior capacidade de liderança. Ao longo de todo o programa, os recrutas periodicamente davam notas para a própria identificação com papéis de liderança e de seguidores; sua capacidade de liderança, bem como a de seguir ordens, foi avaliada também por seus comandantes; e sua capacidade de liderança, pelos colegas. Os recrutas que se…

2 min.
descontos acumulados prejudicam a rentabilidade

Varejistas às vezes oferecem promoções em que “empilham” descontos: 20% de desconto com mais um adicional de 25%. Estudos realizados no passado demonstraram que isso pode aumentar a receita, pois a matemática em série frequentemente confunde os compradores, fazendo com que superestimem o desconto total. Novo estudo lança um olhar mais holístico sobre essa tática, examinando se descontos acumulados aumentam as receitas e fazem com que os custos globais dos varejistas sejam maiores. Em um experimento, pesquisadores pediram aos participantes que imaginassem estar comprando um colar de US$ 1 mil. Alguns deles receberam desconto acumulado, ao passo que outros tiveram desconto simples. Foi pedido a eles que estimassem o preço líquido e avaliassem a probabilidade de fazer a compra; depois, que imaginassem ter comprado o colar; o recibo lhes foi mostrado…

1 min.
colaboração intermitente ajuda no desempenho

Pesquisas mostram tanto os benefícios quanto as desvantagens de contar com pessoas que interagem para resolver problemas. Na maior parte das vezes, os grupos produzem soluções de melhor qualidade porque os membros aprendem uns com os outros; porém o trabalho individual produz soluções mais inovadoras, uma vez que as pessoas não estão limitadas pela influência do grupo. Novo estudo avalia o que acontece quando o desempenho do grupo comparado com o individual é afetado por uma variante extra: tempo. Em uma série de experimentos, solicitou-se aos participantes que resolvessem uma sucessão de problemas de otimização com base em um complexo mapa similar ao usado por vendedores que, em sua locomoção por diferentes regiões, precisam achar o melhor caminho para atender clientes em várias cidades. Um terço dos participantes trabalhou de maneira…

2 min.
a desvantagem do serviço atencioso

Em teoria, serviços de atendimento ao cliente é coisa boa: constituem a marca de um hotel de luxo ou de um restaurante sofisticado. Mas novo estudo ressalta uma desvantagem de serviços que fazem aquele esforço extra — e mostra que as percepções do que é “excessivo” varia de cultura para cultura. Os pesquisadores entrevistaram clientes na China e na América do Norte em diversos contextos ligados a serviços: salão de cabeleireiro, telecomunicações e conserto de computadores. Desse trabalho eles elaboraram uma definição do que chamaram de elevado zelo com o serviço: o que é visto como “excessivo na frequência, intenso na cordialidade ou cheio de atenção e informação não solicitadas”. Eles observaram que apenas um desses fatores é capaz de afastar os clientes, levando-os muitas vezes a suspeitar que o fornecedor…