Negocios y Finanzas
Harvard Business Review Brasil

Harvard Business Review Brasil Junho 2019

É a edição brasileira da mais importante revista de economia, gestão e négocios do mundo. Fundada há 91 anos, permanece na liderança das idéias revolucionárias que movem corporações em todo o mundo

País:
Brazil
Idioma:
Portuguese
Editor:
RFM EDITORES Ltda
Leer Más
SUSCRIBIRSE
USD97.56
12 Números

en este número

2 min.
o envelhecimento da força de trabalho

A populAÇÃo mundiAl esTÁ envelhecendo, e rÁpido. Projeções apontam que em 2050 serão mais de 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais. Avanços da medicina, estilo de vida mais saudável e queda nas taxas de fertilidade são algumas razões para o fenômeno. Esse fato traz mudanças sociais e econômicas relevantes. Empresas de ponta já começaram a se adaptar, pois sabem que sua competitividade depende de seu capital humano. Mas a discriminação etária, amplamente disseminada nas mais diversas culturas, faz com que esse número ainda seja pequeno. O envelhecimento da força de trabalho é um desafio, mas também uma oportunidade, afirma Paul Irving no artigo “Quando ninguém se aposenta” (página 19), que abre o foco desta edição. Irvin, que entre outras atividades é presidente do Centro para o Futuro do Envelhecimento…

1 min.
responder a todos

Pesquisadores enviaram a investidores de risco 80 mil e-mails apresentando uma startup fictícia e alterando os nomes dos supostos fundadores para indicar que eles variavam, amplamente, entre homens ou mulheres e brancos ou asiáticos. As mulheres receberam 8% mais respostas de pessoas interessadas do que os homens, e os asiáticos conseguiram 6% a mais do que os brancos — um sinal de que a discriminação no financiamento de empreendimentos de risco não ocorre em um primeiro contato. Gender, Race, and Entrepreneurship: A Randomized Field Experiment on Venture Capitalists and Angels, por Will Gornall e Ilya A. Strebulaev.…

7 min.
gênero

GÊNERO Será que a economia sob demanda consegue diminuir a diferença salarial? Em discussões sobre a constante desigualdade nos salários de homens e mulheres, os seguintes fatores mostram-se dominantes: discriminação por parte dos gestores, falta de transparência em relação aos salários e a relutância das mulheres em negociar. Uma nova pesquisa retira esses fatores da equação ao se voltar para um novo conjunto de dados: os motoristas de Uber. Os pesquisadores avaliaram dados de todos os motoristas do UberX e UberPOOL nos Estados Unidos (totalizando mais de 1,87 milhão) de janeiro de 2015 a março de 2017. Eles descobriram que em média os homens ganhavam US$ 21,28 por hora (menos impostos), ao passo que as mulheres fizeram US$ 20,04 — uma diferença de 7%. Como os valores são determinados por fórmulas que não variam…

16 min.
quando ninguém se aposenta

Estamos assistindo a uma transformação demográfica massiva no mundo todo. Em muitos países, a população está envelhecendo, e envelhecendo muito. A projeção é que, globalmente, o número de pessoas com 60 anos ou mais dobre, chegando a mais de 2 bilhões em 2050, e esses sessentões e mais velhos superarão o número de crianças com menos de 5 anos. Nos Estados Unidos, cerca de 10 mil pessoas passam dos 65 todos os dias, e um em cinco americanos terá 65 ou mais em 2030. E pela primeira vez na história do país, em 2035 o número de americanos em idade de se aposentar ultrapassará o de pessoas com 18 anos ou menos. As razões da mudança etária são muitas — avanços na medicina que mantêm as pessoas sadias por mais tempo,…

2 min.
paul irving

Paul Irving relata que se tornou seriamente interessado em assuntos relacionados ao envelhecimento e longevidade quase por acidente. “Quando comecei a trabalhar no Milken Institute, fui colocado num projeto concentrado em adaptações urbanas para a população idosa. Percebi que essa mudança demográfica sem precedentes teria profundo impacto nas sociedades, famílias e em instituições de todos os tipos”, ele observa. “Mas faltavam conhecimento, planejamento, atitude e urgência.” Ex-advogado corporativo; presidente do Centro para o Futuro do Envelhecimento do Milken Institute; renomado pesquisador da Faculdade de Gerontologia Leonard Davis, University of Southern California; presidente da Encore.org, o trabalho de Irving envolve transmitir ao público a gravidade da demografia da variação de faixa etária. Ele escreve regularmente para os meios de comunicação social, profere palestras para o governo e grupos corporativos e atua em…

4 min.
whatsapp do mundo consumidor

Os usos da tecnologia e da inovação com o objetivo de melhorar a produtividade e aproximar empresas e clientes já são uma realidade. Por isso, a Indústria 4.0 desafia o Brasil e o mundo a implementar políticas públicas que facilitem o acesso a essas ferramentas. Em entrevista ao UM BRASIL, o presidente e CEO da Siemens no Brasil, André Clark, afirma que a aplicação de tecnologias como computação na nuvem e inteligência artificial, aumentaria a produtividade das empresas. Clark estima que, em uma década, 80% da indústria brasileira estejam adequados à Indústria 4.0, se o País mantiver um ciclo economicamente favorável nos próximos três anos. QUAL É O CONCEITO DE INDÚSTRIA 4.0? É o uso das inúmeras ferramentas que já existem: computação na nuvem, sensores e grandes ferramentas de análise de dados…