EXPLORARMI BIBLIOTECA
Negocios y Finanzas
Harvard Business Review Brasil

Harvard Business Review Brasil Fevereiro 2020

É a edição brasileira da mais importante revista de economia, gestão e négocios do mundo. Fundada há 91 anos, permanece na liderança das idéias revolucionárias que movem corporações em todo o mundo

País:
Brazil
Idioma:
Portuguese
Editor:
RFM EDITORES Ltda
Periodicidad:
Monthly
Leer Más
SUSCRIBIRSE
USD 93.67
12 Números

en este número

1 min.
a importância da fidelidade dos clientes

O REAL VALOR de uma empresa não se traduz apenas no lucro ao fim de cada mês ou na qualidade de um produto. A fidelidade e satisfação dos clientes são também parte dos elementos que sustentam a operação e o crescimento dos negócios. Segundo Peter Drucker, “o verdadeiro objetivo de toda empresa é conquistar e manter clientes”. No foco desta edição, a pesquisa de Rob Markley revela que a manutenção do relacionamento com os clientes deve estar integrada a uma estratégia de crescimento de longo prazo. Em seu artigo (pág. 20), ele aponta que as empresas líderes em fidelidade de clientes aumentam a receita 2,5 vezes mais rápido que seus pares de setor e, nos dez anos seguintes, entregam ao acionista retorno duas a cinco vezes maior. A chegada da era digital…

13 min.
radar

CRIATIVIDADE SENTIR-SE ENTEDIADO PODE PROVOCAR MELHORES RESULTADOS OS EFEITOS NEGATIVOS do tédio no ambiente de trabalho foram amplamente documentados: por exemplo, pode levar as pessoas a cometer erros, violar regras ou passar o tempo navegando na internet no horário comercial. Um novo estudo aponta uma vantagem: sentir-se entediado pode fazer com que as pessoas fiquem mais criativas nas tarefas subsequentes. Os estudiosos recrutaram 101 alunos de graduação e lhes disseram que eles trabalhariam em uma atividade de percepção de cores por trinta minutos. Foi pedido que metade deles organizassem, por cores, uma tigela de feijão, um de cada vez, e usando somente uma das mãos — condições que buscavam maximizar a monotonia. Aos demais, que atuaram como o grupo de controle, foi pedido que criassem uma obra artística. Então, foi dada a todos…

12 min.
como eu fiz

A MAIORIA DAS PESSOAS imagina que o ponto alto da minha carreira profissional ocorreu em 18 de abril de 2017, quando os donos da PetSmart pagaram US$ 3,35 bilhões pela Chewy.com, a varejista de produtos para animais de estimação da qual eu fora cofundador seis anos antes. Aquele foi, sem dúvida, um dia incrível: representou o ápice de um sonho e de uma quantidade de trabalho monumental. Contudo, acreditem ou não, outro aperto de mão — outro acordo — teve significado ainda maior para mim. Foi no dia 26 de setembro de 2013. Dois anos antes, eu fundara a Chewy com Michael Day usando nosso próprio dinheiro e pequenos empréstimos, mas minha ideia era construir um grande negócio, e sabia que um volume significativo de capital seria preciso para financiar esse…

23 min.
você subestima seus clientes?

OVERDADEIRO OBJETIVO de toda empresa, disse Peter Drucker, é conquistar e manter clientes. A maioria dos gestores entende isso, mas poucos agem de acordo. Sob a pressão incessante dos lucros, geralmente se sentem encurralados, obrigados a produzir ganhos rápidos, comprometendo a qualidade do produto, reduzindo os serviços, impondo taxas onerosas e enganando os clientes. Esta visão de curto prazo acaba com a lealdade e corrói o valor que os clientes criam para a empresa. Não deveria ser assim. Ganhar a fidelidade do cliente é do interesse dos acionistas e da administração. Minha pesquisa mostra que os líderes de seus setores no quesito lealdade — empresas com os maiores net promoter scores e índice de satisfação do cliente por três ou mais anos — aumentam a receita 2,5 vezes mais rápido que…

1 min.
em resumo

O PROBLEMA Os líderes reconhecem que devem gerenciar seus negócios para maximizar o valor da base de clientes. Porém, com muita frequência, a pressão sobre os resultados resulta em medidas de corte de custos que prejudicam os clientes. A ABORDAGEM As empresas inteligentes usam novos modelos, tecnologias e métricas de marketing para aumentar o número de clientes lucrativos e a retenção e maximizar as compras. O NOVO PADRÃO Dada a importância do valor do cliente, os líderes devem monitorá-lo com o mesmo rigor com que acompanham outros ativos. E reportar isso em formatos que permitam aos investidores fazer julgamentos informados.…

13 min.
avalie a empresa pela sua carteira de clientes

NAS SEMANAS QUE ANTECEDERAM O IPO da revendedora de roupas Revolve Group, em junho de 2019, os investidores lutaram para chegar a uma avaliação justa. Vários IPOs recentes — principalmente os das empresas Uber e Lyft — foram decepcionantes. A Revolve atrasou seu IPO por meses devido a uma queda do mercado de ações. Apesar dos ventos contrários, seu IPO custou US$ 1,2 bilhão — e explodiu mais 89% no primeiro dia de negociação, tornando-o, em 2019, um dos IPOs de melhor desempenho no primeiro dia. O pico elevou a avaliação da empresa a 4,5 vezes sua receita nos últimos 12 meses — cinco vezes o múltiplo de seus pares no varejo de roupas e mais semelhante àqueles de uma empresa de tecnologia. O que aconteceu e por que os…