ZINIO Logo
EXPLORARMI BIBLIOTECA
Negocios y Finanzas
Harvard Business Review Brasil

Harvard Business Review Brasil Junho 2020

É a edição brasileira da mais importante revista de economia, gestão e négocios do mundo. Fundada há 91 anos, permanece na liderança das idéias revolucionárias que movem corporações em todo o mundo

Leer Más
País:
Brazil
Idioma:
Portuguese
Editor:
RFM EDITORES Ltda
Periodicidad:
Monthly
SUSCRIBIRSE
USD 93.67
12 Números

en este número

2 min.
o futuro da democracia

O FOCO DESTA EDIÇÃO tem um título ousado: “O business case para a salvação da democracia” (pág. 14). O desafio, no entanto, é claro. O chamado índice de democracia, que avalia o grau de democracia existente em 167 países com base nos processos eleitorais, no modo de operar do governo, na participação política, na cultura política democrática, nas liberdades civis, confere ao mundo a nota global de 5,4 — a menor desde o início da pesquisa, em 2006. Como se não bastasse, uma série de pesquisas realizadas desde 2005 em países de sólidas tradições democráticas revela que os jovens não consideram fundamental viver sob um regime democrático. Esses dados condizem com o que vem acontecendo em todo o planeta ao longo da última década. Líderes populistas e com inclinações autoritárias…

5 min.
radar

GÊNERO A persistente diferença na remuneração baseada em equity Quando as empresas tomam medidas para garantir que as mulheres sejam remuneradas na mesma proporção que os homens, seus esforços concentram-se amplamente em salários e bônus. Um grupo de pesquisadores se perguntou: e as remunerações baseadas em equity — concessões e opções de ações? É uma pergunta importante tendo em vista que remunerações baseadas em equity estão crescendo e em muitos casos reduzem os pagamentos anuais dos beneficiários. Os pesquisadores começaram entrevistando mais de duas dezenas de profissionais de RH sobre suas práticas nesse tipo de remuneração. A maioria relatou que as empresas estavam examinando a imparcialidade das remunerações básicas — enquanto outras estavam também avaliando salários baseados no desempenho — e atuando para reduzir quaisquer diferenças. Porém, poucas estavam tomando as mesmas medidas…

14 min.
o business case para a salvação da democracia

A democracia está enfrentando dificuldades. Segundo pesquisa recente, o cenário é sombrio: 55% dos americanos afirmam que sua democracia é “fraca”, e 68% temem que “esteja enfraquecendo”. Aproximadamente metade concorda que os Estados Unidos estão enfrentando “uma ameaça real de tornar-se um país não democrático e autoritário”. Ademais, muitos acreditam que o sistema é fraudulento: cerca de 70% dizem que seu sistema político é bom apenas para os privilegiados com dinheiro e poder. O fenômeno não é apenas americano: a insatisfação com a democracia aumentou ao redor do mundo: somente 45% das pessoas relatam estar satisfeitas com a situação da democracia em seu país. Os jovens são os que mais manifestam essas preocupações. Nos Estados Unidos, quase dois terços da população entre 18 e 29 anos têm mais receio que esperança…

1 min.
rebecca henderson

Rebecca Henderson é professora da cátedra John e Natty McArthur da Harvard University, onde leciona nas unidades de gestão geral e de estratégia da Harvard Business School. Autora de Reimagining capitalism in a world on fire (em impressão). Com foco nos setores de energia e ambiente, estuda a forma como as empresas lidam com as mudanças tecnológicas em larga escala. Tem especial interesse pela área governamental e pela democracia graças à sua pesquisa sobre os fatores que impulsionam a inovação no setor de energia. Quando pesquisava empresas de energia em todo o mundo, percebeu a dificuldade de defender ações governamentais para lidar com as mudanças climáticas. O perigo era real, e a situação desesperadora. Por que então era tão difícil promover a energia limpa e precificar o carbono? Ela concluiu que…

12 min.
democracia e capitalismo precisam de fato um do outro?

Democracia e capitalismo coexistem de diversas maneiras ao redor do mundo, cada uma delas remodelada segundo as pessoas e as circunstâncias. Recente pesquisa global da Pew Research Center em 27 países revelou que 51% dos entrevistados estavam insatisfeitos com a maneira como a democracia era posta em prática. E vale lembrar que o desinteresse pelo capitalismo está cada vez maior nas gerações Y e Z: nos Estados Unidos, apenas metade o avalia positivamente. No artigo que abre o Foco desta edição, O business case para a salvação da democracia (pág. 14), Rebecca Henderson argumenta que o fracasso de cada sistema está atrelado ao fracasso do outro, e que para reconstruir um mercado livre sólido será preciso fortalecer a democracia. Será que outros especialistas pensam da mesma forma? Para entender em profundidade as…

9 min.
a crise de mercado do jornalismo coloca a democracia em perigo

Ojornalismo local está em crise nos EUA. Muitos aprendem na faculdade que sociedades livres exigem imprensa livre, mas raramente refletimos sobre as implicações concretas da perda do quarto poder. As democracias precisam de jornalismo independente e baseado em fatos para dar voz a uma gama variada de pessoas, vigiar os poderosos e manter a sociedade informada. Numerosos estudos mostraram que, sem acesso a notícias locais, as pessoas se tornam menos engajadas socialmente e menos propensas a votar. O desaparecimento dos jornais locais — que ainda são a principal fonte de notícias de determinadas regiões — tem muito a ver com o aumento da corrupção local e com a polarização porque, para obter informações, o público passa a depender mais dos meios nacionais de comunicação, que são influenciados pela política partidária. Essa crise…