ONTDEKKENBIBLIOTHEEK
Boten & Vliegtuigen
AERO Magazine

AERO Magazine Edicao 315

AERO Magazine é a revista mais lida por proprietários de aeronaves e pilotos do Brasil, e traz todos os meses os lançamentos e novidades do mercado, orientações para a compra e manutenção de aeronaves, avaliação de aeroportos e da infra-estrutura aeroportuária, artigos técnicos, reportagens históricas e coberturas especiais das principais feiras do mundo. Leia e comprove porque AERO Magazine é a líder em aviação no Brasil.

Land:
Brazil
Taal:
Portuguese
Uitgever:
Inner Publishing Net LLC
Verschijningsfrequentie:
Monthly
Meer lezen
EDITIE KOPEN
€ 2,73(Incl. btw)
ABONNEREN
€ 18,21(Incl. btw)
12 Edities

in deze editie

2 min.
retomada em curso

Mesmo com o cancelamento da edição de 2020 da Labace, decidimos manter nossa reportagem especial com aquelas que seriam as principais estrelas da maior feira de aviação de negócios da América Latina. Não apenas porque se tornou uma tradição, mas, principalmente, porque nos pareceu oportuno apresentar um panorama com jatos, turbo-hélices, aviões a pistão e helicópteros disponíveis em um mercado que mudou. Nos bastidores, muita coisa vem acontecendo. Empresários, executivos e profissionais liberais que jamais consideraram contratar um táxi-aéreo ou adquirir uma aeronave estão revendo seus conceitos. A fragilidade da malha aérea da aviação regular e a preocupação com a segurança sanitária determinadas pela pandemia da covid-19 obrigaram passageiros frequentes de voos de carreira a voltar a atenção à aviação de negócios. Vejamos o que está acontecendo na China. Lá as restrições…

3 min.
como leio uma ficha técnica ?

Os dados apresentados nas especificações técnicas de uma aeronave podem não corresponder à realidade de um voo. É que eles variam conforme as circunstâncias, o que vale sobretudo para as informações de performance. Por isso é importante relativizar o que está lendo antes de avaliar se um avião ou helicóptero serve para sua missão, seja antes de uma compra ou, principalmente, de um voo. Aqui vale uma comparação com o que acontece com a medicina. Em vez de consultar um médico, muita gente recorre ao “Doutor Google” ao apresentar algum sintoma de doença e coloca a saúde em risco, tirando conclusões precipitadas ou lançando mão da automedicação. Na aviação, há quem busque nas fichas técnicas genéricas respostas para a capacidade real de uma aeronave, a fim de avaliar se a máquina…

3 min.
pistas cruzadas ou paralelas?

ANOS 1930 Direções alternadas No final da década de 1920, o surgimento de aviões maiores obrigou os aeródromos a dispor de áreas um pouco mais extensas, com melhor nivelamento e um piso compactado que resistisse ao peso dos aparelhos. Foi preciso delimitar áreas específicas onde os aviões podiam operar, usualmente na forma de pistas com algumas centenas de metros, construídas em direções alternadas para permitir ao piloto a escolha da pista que estivesse mais adequada conforme o vento no momento do pouso ou da decolagem. Surgiram os clássicos aeródromos com pistas em forma de cruz, de triângulo ou rosa dos ventos, muito comuns até a Segunda Guerra Mundial. PRIMÓRDIOS Os campos de aviação Nas primeiras décadas após o surgimento dos aviões, não havia aeroportos nem pistas. O termo “campo de aviação” (airfield, em inglês, ou…

9 min.
na rede

A GOL E A RECUPERAÇÃO A Gol manteve sua posição de liquidez em mais de 12 meses em reservas de caixa e aumentou sua oferta em junho para 120 voos ao dia. “Estamos sólidos para atender à recuperação gradual da demanda e prontos para ganhar participação de mercado”, disse Paulo Kakinoff, diretor presidente da Gol. No segundo trimestre de 2020, em plena pandemia, as vendas brutas consolidadas da empresa atingiram 658 milhões de reais com taxa de ocupação de 77%. INTERNET PRESIDENCIAL O governo brasileiro pretende gastar 2,3 milhões de reais com internet a bordo dos aviões presidenciais. O novo contrato seria para uma franquia mensal de 45 GB de dados móveis via In-Flight Connectivity (IFC, sigla em inglês) para a realização de ligações, videoconferências, streaming de áudio, vídeo e livre acesso às…

6 min.
é hora de investir em uma aeronave?

Decidir-se pelo investimento em uma aeronave envolve uma análise detalhada de múltiplos fatores, muitos dos quais já abordamos aqui em AERO. Mas, a cada mudança de cenário, novas dúvidas surgem. Afinal, o negócio envolve o desembolso de um valor elevado para a aquisição de um ativo de baixa liquidez. Ou seja, a compra deve ser feita com base em argumentos concretos e, ainda que possa haver traços emocionais no processo, a razão sempre prevalece no final. O atual momento se revela desafiador, com incertezas no horizonte. Transformações estão em curso e é improvável que as pessoas vivam e vejam o mundo como faziam no passado, o que tem obrigado empresários e executivos a repensar processos, estratégias e abordagens na busca pela rentabilidade de seus negócios. Sim, parecem continuar sendo boas medidas…

10 min.
a força da aviação de negócios

A indústria aeroespacial precisou se adaptar à nova realidade econômica imposta pelas medidas de combate à pandemia da covid-19. Logo após o início da quarentena, os fabricantes se viram obrigados a fazer ajustes nas linhas de produção conforme a nova demanda. Na aviação regular, a situação se revelou crítica, sem previsão de retomada do volume das atividades aos níveis anteriores à crise. Na aviação de negócios, porém, as perspectivas são diferentes – e mais promissoras. Com o desmantelamento da malha aérea da aviação comercial, a expectativa é que a busca por voos privativos cresça. Isso pode significar um aumento tanto no fretamento como na compra de aeronaves. De olho nesse movimento, as empresas já se mobilizam para divulgar seu portfólio. Aqui neste especial preparamos uma compilação com os principais jatos,…