Revista de Vinhos

Revista de Vinhos Janeiro 2021

Título especializado em vinho e gastronomia do grupo Essência do Vinho. Conta com 30 anos de publicação em Portugal.

Читать больше
Страна:
Portugal
Язык:
Portuguese
Издатель:
Essencia do Vinho
Периодичность:
Monthly
303,17 ₽
3 031,69 ₽
12 Выпуск(ов)

в этом номере

3 мин.
uma nova realidade que exige reflexão

Nesta primeira edição de um novo ano, a Revista de Vinhos repete, em maior profundidade, um exercício que já havia realizado nos últimos dois anos nesta mesma época – provar vinhos de intervenção mínima. Desta vez decidimos ir mais além, reunindo um conjunto mais abrangente de amostras em formato de prova temática. Vivemos os primeiros momentos de uma nova realidade no vinho que, infelizmente, muitos teimam ainda menorizar. A inexistência de uma legislação clara a nível internacional dificulta o entendimento de todos, incluindo o nosso, acerca do que é um vinho “natural” ou de “intervenção mínima”. Deveríamos, aliás, estar bem atentos à realidade francesa, que me parece estar a dar os primeiros passos no bom caminho, ajudando a separar o trigo do joio, traçando linhas de fronteira mais clarividentes e estabelecendo…

1 мин.
nesta edição com a revista de vinhos!

Argilla 2017 Regional Alentejano/Tinto/Herdade da Anta de Cima Um Alentejo diferente, sem madeira, vinificado em tanques de inox, com algum engaço. Rubi intenso. Explosão de cerejas negras maduras e crocantes no nariz, que fica ainda mais irresistível com os apontamentos balsâmicos da Alicante e herbais da Petit Verdot. Essa componente mais vegetal não é tão presente na boca, que se revela suculenta na fruta negra, estruturada, sápida e muito vibrante. LINHA DE APOIO: (+351) 214 337 000 Dias úteis, 9h30-13h e 14h30-18h Stock limitado. Promoção válida na compra da revista + garrafa na sua banca habitual, com a apresentação do vale de desconto desta página. VALE DE DESCONTO APRESENTAÇÃO OPCIONAL DESTE VALE NO SEU PONTO DE VENDA. NÃO ACUMULÁVEL. Seja responsável. Beba com moderação.…

5 мин.
a wine detective investiga uma indústria em transição

Sarah Ahmed é uma reputada jornalista e crítica de vinhos britânica, especializada em vinhos portugueses e australianos, no blogue "The Wine Detective". Oconcurso de Melhor Sommelier do Mundo decorreu em Antuérpia apenas em março de 2019, mas parece que foi há anos-luz atrás que estive entre a multidão de mil pessoas que se ‘apoderou’ da final. Organizado pela Association de la Sommellerie Internationale (ASI), o então presidente Andrés Rosberg declarou que esta “uma era de ouro para a sommellerie”. Não me imiscuo em multidões, mesmo em pequenos grupos, ou viajo para o exterior, nos últimos 10 meses. Em Londres, mal passei da minha vizinhança mas, estando a trabalhar a tempo inteiro, a minha perda de liberdade torna-se insignificante em comparação com o impacto da Covid-19 nos sommeliers. De acordo com um…

5 мин.
a crítica de vinhos ideal

‘Wine writer’, cronista do The Sunday Express, autor do blogue wineanorak.com, é doutorado em Biologia de Plantas e co-chair do International Wine Challenge. Assina esta colaboração regular na Revista de Vinhos e também na brasileira Gula. Apartir da década de 1980 assistimos ao surgimento da figura dos críticos de vinho. No passado, os comerciantes compravam e vendiam vinhos aos clientes e não havia tanta discussão sobre as qualidades dos vinhos. Mas isso mudou drasticamente quando Robert Parker emergiu como um crítico de vinhos que atuava como “o campeão dos consumidores”, avaliando vinhos numa escala de 100 pontos. Fornecia informação para os apreciadores de vinho ricos mas com pouco tempo disponível e que queriam saber quais eram os melhores vinhos, sem terem que aprender muito sobre o tema. Parker afirmou que a…

7 мин.
o fim da barrica de carvalho?

A barrica de carvalho, de longe a mais fotogénica do cosmos vinícola, é o único objeto que hoje se utiliza para algo que não foi concebido. Estes recipientes de madeira foram desenhados como vasilhas de transporte, pois eram mais resistentes, mais leves e fáceis de rodar e girar, em comparação com as antigas e pesadas ânforas gregas e egípcias que eram transportadas nas embarcações que sulcavam o litoral mediterrâneo. Da necessidade, como em tantas coisas, chegou-se à virtude, e alguém descobriu por acaso que, depois de um longo percurso nas pipas, os vinhos sofreram mudanças que mais lhes aprazia. Nascia assim o estágio em madeira. Estes atributos podem produzir-se em recipientes de cimento de tamanhos menores aos usados ​até agora, os novíssimos “ovos”, que são recipientes de fábrica, bem como as…

6 мин.
os clássicos nunca saem de moda

José João Santos, diretor de conteúdos da EV-Essência do Vinho, tem a paixão da escrita, da reportagem, da formação e da prova. É ainda autor do podcast "Vinho, Palavra a Palavra". Por estes dias, o vinho de que o mundo fala é o Marqués de Murrieta Castillo Ygay Gran Reserva Especial 2010. A norte-americana Wine Spectator (WS) coloca-o no primeiro lugar do TOP 100 anual, onde apenas consta um vinho português – o Pintas 2017, tinto do Douro de Jorge Serôdio Borges e Sandra Tavares da Silva, listado na 87ª posição. As avaliações são sempre discutíveis, mas seria a negação de uma evidência menosprezar a importância que o ranking anual daquela que é tida como a bíblia do vinho tem no mundo – uma esfera de influência que atinge a generalidade da…